Junta de Freguesia de Carvalhosa

Freguesia

juntacarvalhosa

Carvalhosa é uma freguesia do concelho de Paços de Ferreira, com 5,97 km² de área. A nível populacional, segundo os censos de 2011, foram contados 4.583 habitantes. É a terceira freguesia mais populosa do concelho de Paços de Ferreira.

No entanto, com a reforma administrativa recente em 2013, com a união de freguesias de Frazão Arreigada, Sanfins Lamoso Codessos e Paços de Ferreira Modelos, passamos a ficar posicionados em quinto lugar ao nível de população.

Esta freguesia é a mais central no mapa geográfico do concelho de Paços de Ferreira, circunstância esta que nos leva a ser um prolongamento natural e físico da sede do concelho e cidade de Paços de Ferreira.

No período anterior à recente reforma administrativa, Carvalhosa, confinava com as seguintes freguesias; Figueiró, Lamoso, Sanfins, Eiriz, Meixomil, Paços de Ferreira, Ferreira, e Freamunde.

Dando o grande desenvolvimento de Carvalhosa nas últimas décadas esta povoação foi elevada à categoria de Vila em 9 de Dezembro de 2004.

.

Simbologia do Brasão

  • Quatro Castelos – Símbolo de povoação com a categoria de Vila
  • Cruz da Ordem dos Templários – testemunho da existência da povoação de Carvalhosa ao tempo da nacionalidade. É também prova da presença desta ordem em Carvalhosa. A Igreja Matriz possui várias pedras espalhadas pela sua construção com o este símbolo e que atesta a grande fé deste povo.
  • As espigas douradas – representam a riqueza da terra que alimentou este povo ao longo dos séculos. A sua folhagem verde representa a esperança do povo no progresso.
  • A roda dentada – símbolo da indústria, hoje a atividade dominante em Carvalhosa.
  • A ponte e o arco de prata – Arco de Prata, símbolo da antiguidade e a beleza do nosso património, que se pode admirar na construção dos sete arcos existentes na Igreja matriz. A ponte símbolo de passagem. Por Carvalhosa passavam as gentes de Norte nas suas idas para o litoral, nomeadamente as gentes das zonas de Guimarães e arredores. É também símbolo de viagem e de imigração.

 

Comments are closed.